Responsável –
O Ecocardiograma com Doppler é o exame diagnóstico não invasivo bastante importante no diagnóstico das doenças cardíacas (cardiopatias) em cães e gatos. Ele demonstrará diversas estruturas cardíacas através de feixes de ultrassom do coração. As indicações mais frequentes são para as cardiopatias congênitas e adquiridas, além de análise funcional cardíaca antes de procedimentos quimioterápicos e anestésicos.
Durante o exame, serão observadas todas as estruturas do coração, como o tamanho das câmaras cardíacas, a massa do músculo ventricular cardíaco, a função do coração (como está a contração e o relaxamento dos ventrículos), avaliação hemodinâmica e avaliação minuciosa das valvas cardíacas, além de possíveis neoplasias (tumores) e parasitas (vermes) cardíacos. O exame fornece ainda, orientação terapêutica e prognóstica.
Responsável – M.V. Eduardo Carlos Siqueira Bezerra
Eletrocardiograma (eletro = elétrico + cardio = coração + grama = registro). O eletrocardiograma consiste no registro da atividade elétrica do coração. É o exame de eleição para o diagnóstico das arritmias do coração, dos bloqueios átrio-ventriculares, dos distúrbios de condução, auxiliar no diagnóstico das alterações nos intervalos PQRST (nas endocrinopatias, nefropatias, hipóxia do miocárdio) e no pré-cirúrgico quando arritmias graves podem ocasionar complicações e óbito no ato cirúrgico.
O exame é de praxe na avaliação cardiológica e deve ser sempre acompanhado da radiografia torácica – para identificação da insuficiência cardíaca congestiva (edema pulmonar cardiogênico), da cardiomegalia, do deslocamento do tronco bronquial principal e do colapso da traquéia – pois o eletrocardiograma pode ser normal mesmo nas cardiopatias graves com ou sem edema pulmonar cardiogênico. Raças com famílias frequentemente afetadas por arritmias e cardiopatias e comuns no Brasil são: Pastor Alemão, Boxer, Schnauzer e Cocker Spaniel.
Responsável – M.V Alexandre Peres Orru
A Endoscopia é um método diagnóstico não-invasivo, bastante seguro que permite a inspeção direta de alterações ao vivo através de um monitor de vídeo. Com este exame pode-se avaliar inúmeras patologias que acometem, especialmente o aparelho digestório, e respiratório dos pequenos animais.
Este procedimento é a melhor maneira de colher amostras da mucosa gastrintestinal para avaliação histológica e diagnóstico de doenças inflamatórias e neoplasias do aparelho digestório. Assim como, é importante método auxiliar no reconhecimento de alterações anatômicas que não podem ser confirmadas por radiografias ou ultrassonografias. Destacamos também uma maior facilidade e segurança na remoção de corpos estranhos e implantação de tubos gástricos para alimentação.
Responsável – M.V. Melissa Fernandes Boscolo Bonin
O laboratório tem por objetivo auxiliar no diagnóstico da patologia que acomete o paciente veterinário, desde uma instrução prévia de quais exames solicitar até na interpretação destes, passando pelo rigoroso e especializado trabalho intra-laboratorial.
Os exames realizados pelo IMAGO são hematologia, parasitologia, urinálise, bioquímica, citologia, histopatologia, bacteriologia, micologia, derrames cavitários, função pancreática, imunologia e endocrinologia, para pequenos, grandes e exóticos animais.
Contamos com equipamentos modernos e automatizados para maior confiabilidade e agilidade na entrega do laudo. Lembrando que estes são calibrados e padronizados regularmente.
Responsável – M.V. Eduardo Carlos Siqueira Bezerra
Credenciado Pela Anclivepa SP Desde 2007 (Curso Diagnóstico Por Imagem)
O exame radiográfico é preconizado e imprescindível nas mais diversas áreas da clínica médica e cirúrgica dos animais de estimação.
Nas afecções do aparelho locomotor (displasia do cotovelo, coxo-femoral, osteoartrites, neoplasias, nas claudicações), nas doenças ósseas (osteopatias) juvenis (osteodistrofia hipertrófica, panosteíte, necrose asséptica da cabeça do fêmur), nas fraturas, no diagnóstico de pneumonias, pneumopatias e afecções do aparelho respiratório (bronquite, asma, colapso de traquéia, rinosinusites, efusão pleural, massas torácicas e pulmonares, pneumotórax, ruptura do diafragma, contusão pulmonar), em cardiologia na avaliação dos quadros congestivos (edema pulmonar cardiogênico ou não cardiogênico, no deslocamento do tronco bronquial principal E pelo aumento do átrio E), na gastroenterologia (disfagias, megaesôfago, corpos estranhos, nos processos obstrutivos, torção gástrica), nas afecções da coluna vertebral (discoespondilite, espondiloartrite, hérnia de disco, neoplasias, alterações congênitas, má formações) e no estadiamento dos tumores malignos (ex:tumores de mama, ósseos) entre outros.
Responsável – M.V. Carla Corrêa De Oliveira Bezerra
Credenciado Pela Anclivepa SP Desde 2007 (Curso Diagnóstico Por Imagem)
Importante método de diagnóstico por imagem, o US tem como uma de sua qualidades ser não invasivo, rápido e sem restrições, podendo ser realizados em qualquer animal, independente da idade, sexo e do quadro clínico.
Método diagnóstico de excelência para abdome, conferindo ampla avaliação da cavidade abdominal e de seus diversos órgãos, é utilizado também para partes moles, articulações, glândulas e globos oculares (oftalmologia). Como avaliação complementar e/ou adicional importante, utilizamos o doppler colorido para avaliação vascular dos órgãos a serem investigados
Responsável – M.V. Thais Binotto
As consultas incluem uma completa avaliação ocular e seus anexos com os seguintes exames:
-Teste de Schirmer e tempo de quebra lacrimal para avaliação da produção lacrimal;
– Teste com corantes específicos como fluoresceína, rosa bengala e lissamina verde;
– Biomicroscopia com lâmpada de fenda;
– Tonometria para aferição da pressão intraocular;
– Oftalmoscopia direta e indireta para avaliação de fundo de olho.
Nosso serviço ainda realiza exames complementares como ultrassom ocular e cirurgias oftálmicas, incluindo microcirurgias.